sábado, 28 de agosto de 2010

OS CONTRAS

               Deus em sua infinita sabedoria, deixou sobre a terra pessoas com a mais variada capacidade intelectual e de pensamento. Não me refiro aos que conseguiram domínio absoluto sobre determinada área do conhecimento humano, mas aos "especiais" discordantes -os contras-, são pessoas interessantissimas, porém indesejáveis nos ambientes de assuntos sérios e análise com profundidade e conhecimento de causa. "O contra", não conhecendo o assunto ou sendo incapaz de aceitar os fatos, normalmente faz comentários desrespeitosos e inclui assuntos, que jamais poderiam ser pautados ou incluídos naquele contexto. Como normalmente é superficial em seus conhecimentos, se melindra com fatos verdadeiros e incontestáveis. Sempre tem rezão e os demais são incompetentes em suas teses e comentários. O "contra" geralmente é mau resolvido socialmente e tem necessidade de aparecer, ser destacado. Precisa de atenção.
                Ao longo da vida, todos nós passamos por fases diversas, como infância, adolescência, juventude, adulta e terceira idade,(como dizem os não hipócritas). Essa classificação muda de acordo com o entendimento de cada um. Alguém, em dia muito inspirado resolveu chamar de "melhor idade", aquela que muitas vezes não tem nada de agradável e nem de melhor, (Salmo 71;9). Quero deixar claro, que não sou mais um "contra", apenas não sou ignorante ao ponto de classificar como melhor, algo que, para muitos é difícil, improdutivo e sem perspectiva. Todos nós em período distinto da vida discordamos e concordamos com algum fato ou assunto, e não raro mudamos de atitude. Mas isso é louvável, quando a mudança acontece por tomada de consciência e não por fantasia. O grande Raul Seixas já defendeu a mudança de atitude em sua composição -Metamorfose ambulante. A velha opinião formada sobre tudo, muito tem atrapalhado os preguiçosos ou tardios em entendimento.
                Se você descobrir-se, classificado como um "contra", não se apavore ainda há tempo de pensar e agir com dignidade, equilíbrio, disciplina, coerência, sensatez, decência, respeito e alem de tudo isso ainda é tempo de aprender. Aprender sempre, independente da idade e contexto social. Uma das maiores frases que já li: Quem lê sabe.  Quem é humilde para aprender, torna-se capacitado para discordar ou concordar.
qualquer que seja sua atitude diante de observações, atos ou fatos, que seja com sabedoria, pois só assim o ganho será recíproco e a vida continuará sorrindo para você, mesmo que já estejas na terceira idade ou "melhor idade" como dizem os....   ...Alguns.

Um comentário:

  1. O tipo de assunto que muitos ignoram....
    Muito bom....Humildade está entre as qualidades que muitos querem, mas verdadeiramente poucos tem.
    Que Deus opere sobre cada um de nós.....

    ResponderExcluir