quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TV por assinatura

;               TV por assinatura 
A história da TV brasileira, é uma história de sucesso, embora algumas emissoras por circunstancias diversas não mais existam, mas marcaram uma época e deram o seu recado. A TV paga no Brasil começou no inicio da década de oitenta, em S. Paulo o sistema pioneiro (Serviço Especial de Televisão por Assinatura). Transmitia um canal (Cana+), que transmitia a programação da TV americana ESPN no canal 29 UHF. Depois vieram mais três canais: RAI-italiana, CNN-noticias, TVM-brasileira, canal de musicais. Esses canais eram transmitidos em SHF. A segunda cidade brasileira e ter TV por assinatura foi o Rio de Janeiro, usando sistema semelhante e chamava-se Super Canal. A TVA começou sua distribuição em MMDS e foi a primeira a oferecer um numero maior de canais oferecendo também um sistema via satélite digital em banda C, com variedade de canais e opção de escolha de pacotes de programação. A TV a cabo começou experimental em algumas localidades, mas quem abalou as transmissões pagas no Brasil foi a TV via satélite em  banda KU (antenas pequenas e fechadas). A TECSAT, empresa brasileira, que muito fez pelas comunicações via satélite, produziu os primeiros transmissores e receptores codificados analógicos para o sistema Globosat, banda C, que depois migrou para SKY. Acompanhamos o surgimento da Directv, e em seguida Sky,  com um desempenho e praticidade na transmissão e instalação, alem de oferecer uma variedade de canais surpreendente.
Quando a SKY chegou ao Rio de Janeiro (1996), já trabalhávamos com antenas parabólicas e serviço via satélite, participamos dos primeiros treinamentos para venda e instalação. Após algumas reuniões, quando já tínhamos um conhecimento regular do sistema, sugeri em uma reunião de planejamento, que a SKY vendesse o KIT de recepção com os canais abertos (não pagos), desbloqueados e junto ofereceria a grade de programação paga ao cliente, que teria em sua casa propaganda permanente e assim se tornaria um assinante em potencial.
Após minha intervenção fui praticamente ridicularizado por todos os participantes da reunião, até aqueles que não dominavam o assunto posaram de técnicos capacitados, contra minha proposta. Passaram-se aproximadamente 13 anos e a SKY, está disponibilizando os canais abertos sem assinatura para todos que comprarem seu KIT de recepção. Agora, certifiquei-me que naquela reunião só um pensava e via o futuro.
                                  Jocicler Vieira
          Programa Tocando em Frente
         http://ptemfrente.blogspot.com    

Nenhum comentário:

Postar um comentário