sábado, 15 de fevereiro de 2014

Razão e Emoção

Aprendi a ler. (Escrever, estou aprendendo), mas sempre tive uma liberdade de pensamento e interpretação das coisas com muita segurança. Ensinava-se na escola que nosso alfabeto era composto por 23 letras, mas no uso diário eram 26 que se usava. Questionei a professora, não seria uma incoerência. Ela teve dúvidas em me responder, pois os "catedráticos", do alto de seus conhecimentos haviam decidido. Há muita gente decidindo e influenciando pessoas a cometerem erros. São pessoas mesquinhas, que não se preocupam se seus pensamentos e reflexões vão ou não afetar a vida de terceiros. Raul Seixas em uma de suas composições escreveu seis frases, e repetindo-as nos deixou uma mensagem de humildade, (embora na prática fosse um rebelde assumido).
"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante / Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo./ Eu quero dizer agora, o oposto do que eu disse antes /Sobre o que é o amor, Sobre o que nem sei quem sou./ Se hoje eu sou estrela, amanhã já se apagou, /Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor,/ Eu vou desdizer aquilo tudo que lhe disse antes",
Essa canção tem por titulo "METAMORFOSE AMBULANTE", e assim deve ser todo mortal, que não tem certeza de nada e nem fé suficiente para acreditar no que não pode ser mudado. E necessita de  força para mudar o necessário e possível.
DEUS em sua infinita sabedoria, criou esse mundo maravilhoso e deu ao homem, bem como liberdade para tomar suas decisões. Mas deixou normas claras sobre diversos temas, inclusive poder decidir ser ou não SEU amigo.
Trabalhei em um bar, que tinha normas claras sobre o comportamento dos clientes, e quem não se comportasse a altura, era convidado a se retirar. Fico pensando as vezes, se o bar tinha normas para o ingresso e ninguém questionava, porque será que se questiona tanto as normas estabelecidas por Deus, para o ingresso de alguém em sua comitiva. Seriam os donos daquele bar superiores a Deus. Claro que não. Então Deus pode perfeitamente estabelecer normas para os que quiserem segui-LO. Eu sou uma Metamorfose Ambulante, mas Deus é perfeito e imutável. Independe se gostamos ou não de seus preceitos. O homem pode rebelar-se contra Deus, mas não pode mudar seus estatutos. Nós vivemos entre razão e emoção, quando nos apoiamos em suposições podemos chegar a conclusões, que nem sempre são perfeitas, Mas as vezes nosso temperamento, personalidade e motivações exteriores são quem nos conduz, assim agimos pela emoção. Precisamos sempre de um equilíbrio, para não nos sentirmos donos do mundo.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Jeremias 17:9

Um comentário:

  1. Grande reflexão! O medo de mudar e reconhecer quão somos pequenos e insignificantes diante do Criador tem atrapalhado e confundido a muitos

    ResponderExcluir